Mozart nas alturas
Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 27 de Janeiro de 1756 — Viena, 5 de Dezembro de 1791) foi um dos maiores compositores de música erudita de todos os tempos. Seu estilo inconfundível se destaca como o melhor desse segmento. Autodidata, começou aos 5 anos a escrever pequenos duetos e composições para piano. Mozart mergulhou todo o seu talento na vastidão desse mundo tão exigente que é o erudismo. Atingiu o limite do ser humano na arte da criação, através da música. E embala e encanta com sua obra, no céu e na terra.
Foi a 16 mil pés do nível do mar que ouvi a Ária para a Rainha Negra, passagem da magistral "A Flauta Mágica".
Um momento sublime!!!
Nesta tarde de sexta-feira o céu estava azul com as nuvens à meus pés.
A gentil chefe das comissárias de bordo da TAM, Mme. Raquel Jardim me ofertou o cardápio (triligüe) da classe Business.
Na página três as explicações iniciais sobre o azeite mediterrâneo e sua utilização na confecção dos pratos oferecidos a bordo, com a supervisão do restauranteur Issac Azar, responsável pela harmonização dos azeites monovarietais. Issac é o primeiro brasileiro a receber o titulo de "assaggiatore", concedido apenas aos maiores profissionais de azeite do mundo.
Depois de uma rápida leitura optei pelo seguinte:
Folhas verdes servidas com queijo de ovelha, tomates cereja e alcachofra acompanhados com azeite de oliva extra virgem frutado, de entrada;
Salmão ao molho de vinho branco acompanhado de arroz com açafrão e abobrinha grelhada, como prato principal e;
Torta de banana e chocolate ao molho de baunilha, de sobremesa.
Para acompanhar um Jacob's Creek Shiraz Reserve, produzido na Austrália.
A carta de vinhos da TAM é reduzida, mas criteriosamente selecionada para uma combinação harmônica com a refinada gastronomia ofertada. A seleção de vinhos é elaborada por Arthur Azevedo, consultor de vinhos da TAM e presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, além de editor da revista Wine Style.
Expressada minha opção gastronômica, voltei a ouvir Mozart, agora com a passagem " A vingança do inferno cozinha no meu coração", numa magistral execução em violino pelo Grupo Uakiti, de Minas Gerais.
No tempo certo vieram, pela ordem: a entrada ( que estava delicada, suave e em perfeita combinação, incluindo uns pãezinhos aquecidos) ; o prato principal (com o salmão grelhado, em temperatura correta, aroma e tempero harmoniosos, com toque ao final de vinho branco combinando adequadamente com as abobrinhas), e por fim a torta de bananas com chocolate (dando um toque alegremente adocicado), seguido com a oferta de água gaseificada Perrier.
A deglutição típica foi célere.
Menor evidentemente do que a velocidade alcançada naquele momento (680 km/h).
A TAM dá mostras de competência e dedicação com seus clientes.
A eficiência e treinamento de seu corpo funcional - com mais de 23 mil pessoas - se traduz no atendimento.
Depois do pouso suave, aplausos, como se a plateia estivesse aplaudindo o final da execução de uma música de Wolfgang Amadeus Mozart.
SERVIÇO:
TAM - Transporte Aéreo Marilia