Blog do Edson

Pizza de Gorgonzola

Enfrento um grande desafio em Curitiba.

Onde encontrar uma pizza coberta com gorgonzola nas segundas-feiras, depois das 23 horas?

É uma tarefa quase impossível.

Por que digo isso curioso leitor?

Porque é nas segundas-feiras que me encontro com alguns dos mais afinados e profundos conhecedores dos segredos dos... gorgonzolas.

E, frequentemente nos despedimos, depois de consumirmos algumas comidas por aí, com a nítida impressão que os comerciantes de pizzas da nossa cidade não nos querem ver felizes.

Havia, há alguns anos atrás um bom pizzaiolo que nos aguardava próximo do horário usual com aquela preciosidade. Honesta, quentinha, crocante com a atração principal levemente derretida e gosto que dava prazer para a língua.

Depois fechou.

Chamava-se Salão Italiano e ficava na rua Padre Germano Mayer.

Apelidamos de "ladrão italiano" porque dividíamos a conta e, independente do volume de consumo de comidas e bebidas, o valor era sempre o mesmo.

Acima do esperado.

Mas pagávamos com prazer porque a pizza era honesta e o gorgonzola era importado.

Rememorei esse fato porque hoje não consigo encontrar uma simples pizza coberta com esse queijo requintado que tanto dá alegria para o corpo e para o espirito.

O queijo gorgonzola - neófito leitor - possui massa crua, de cor amarelo pálido com veios azuis, e maturação com duração de três a quatro meses. Após a confecção ele é embalado em unidades de seis a 12 quilos, em folhas de alumínio ou estanho.

Por sua cremosidade, ocupa uma categoria especial entre os queijos "azuis".

Originário de Gorgonzola que fica a 19 quilômetros de Milão, na Itália, hoje é manufaturado em toda a Lombardia, principalmente em Bergamo, Cremona, Milão e Pavia.

É um dos grandes queijos gastronômicos do mundo e vem sendo exportado pelos produtores italianos desde 1870.

Continuo em busca desse prazer e quando encontrar contarei para vocês com grande alegria.