Blog do Edson

Boca de Siri


Havia uma fileira de mesas encostadas na parede, algumas com duas outras com três cadeiras. E, outra mesa ao lado oposto da entrada do restaurante, com três cadeiras. E foi nesta última que me acomodei, com Mme. M.L. e o professor, literato e jornalista, A.M.G. Haygert. O encontro foi inesperado naquele shopping Cristal, já que fui para lá por outros objetivos.

Do encontro casual a conversa derivou para questões outras tão ou mais importantes do que as primeiras. Entre interrogações, exclamações, reticências, uma breve interrupção para cumprimentar o Sr. e Sra. Monastier, que por ali passavam para atingir o destino final, isto é, o restaurante ao qual me referi.

 - Vocês continuam católicos? Questionou o curioso amigo, com uma ínfima dose de picardia.

- Sim, respondi, introspecto.

Vou à missa do Cristo Rei, aos domingos, e...

-Faço controle da diabetes, e como vocês sabem, esse mal faz reduzir o peso e exige alguns sacrifícios alimentares, e...

Ponderei que da ultima vez que nos encontramos o querido professor estava com alguns quilos à mais.

- Agora vejo que está com ótima fisionomia e com a balança sob controle...
E, aquela sua ex-secretária? Por onde anda? Perguntei.
- Ah! Ela continua mantendo contatos por telefone. Muito atenciosa... Você sabe que ela é muito disciplinada e...

- Sabia que Mme. A., sofreu um “derrame”? Está se recuperando no hospital...

Nova interrupção. Agora para observar alguns “socialites”, que em fila  acessavam ao restaurante com ar de que não queriam ser vistos.

Voltamos a divagar sobre a família, pessoas, fatos e as mais recentes novidades da cidade.

- Acabei de ver o filme Chocolat. ( Que trata do primeiro artista circense negro da França, que em parceria com seu colega Footit, alcança imenso sucesso em Paris, da Belle  Époque, antes que o dinheiro, a fama e o sucesso desgastem a amizade da dupla e a carreira de Chocolat). Disse o professor.

Sabe quem encontrei na sala? Mme. M. de Polanski.?!! Aquela que ...

E assim, transcorreu o inusitado e riquíssimo diálogo – que parecia seguir um script perfeito, de bons amigos com interesses comuns.

Sem ter a percepção do tempo - porque aquela conversa havia durado mais de horas -  o professor levantou-se apoiando uma das mãos  numa bengala e se despediu afetuosamente.
- ...
Olhei para Mme. M.L. e formulei o esperado convite:
- Vamos conhecer o Restaurante Coco Bambu?
- Vou pedir aqueles camarões crocantes envoltos em leve crosta de coco ralado, e... continuou ela, empolgada. Depois uma lagosta grelhada com molhos vários, e por fim uma cocada mole, igual às de Fortaleza.
- Não conte para ninguém sobre essas maravilhas, pediu ela.
Eu vou fazer “boca de siri”.

SERVIÇO
Restaurante Coco Bambu
Rua Comendador Araújo, 731 – Shopping Crystal
Batel, Curitiba - PR, 80420-100