Blog do Edson

Boteco com alma

0

Buteco é uma derivação da palavra boteco. Também aceita para a
 indicação de botequim, que vem a ser quase a mesma coisa que bar.

Surgem quase que espontaneamente e adquirem vida longa.

Lembro certa vez lendo um exemplar de Asterix (o gaulês),  onde o herói baixinho que sempre vencia as batalhas contra os romanos (após ingerir uma desconhecida poção mágica)  caminhava por uma ruela numa das cidades dominadas na região da Gália quando se deparou com um bar denominado  O Gladiador Arrependido”. 

Asterix então adentrou àquele recinto, sentou-se e pediu uma bebida para esquentar a alma e o corpo.

Aquela passagem me fez refletir sobre a história do gladiador, que depois de tantas lutas, deixou sua função para gerenciar uma taverna ou um bar, como de costume. E, certamente viveu feliz na nova atividade.

Desta forma, em essência são os bares.

Acolhem a todos com respeito e os induzem a um comportamento digno de um lutador  que encontra um local seguro, por alguns bons momentos. Os bares estão espalhados por todas as cidades do mundo. Desconheço caríssimo (a) leitor (a), alguma cidade que não possua um adequado local onde se possa beber sem ser incomodado e se alimentar de algo que propicie prazer para a língua e para o corpo.

Aqui mesmo neste espaço já descrevi histórias vivenciadas em alguns bares como sendo lugares mágicos com registros históricos de alegria, felicidade.

Ainda recentemente, final deste outubro, estava eu em busca de um local semelhante ao descrito acima, na cidade de Paranavaí, há poucos quilômetros de distancia das margens do caudaloso rio Paraná – que faz divisa com Mato Grosso do Sul. Conversava com o engenheiro J. Russi, das virtudes daquela cidade localizada no Noroeste do Estado do Paraná e do calor reinante no inicio daquela da noite. Aguardávamos ansiosos a presença do advogado e engenheiro Carlos, profundo conhecedor de toda a região, que iria nos levar para comer alguma coisa naquela cidade.

- Chegou.

- Levarei vocês à um dos lugares mais democráticos onde não há distinção de classes, e todos são iguais. Iremos ao Buteco do Tribuna!!!

Fiquei em dúvidas sobre o local, mas concordei da mesma forma que o engenheiro J. Russi.

Chegamos ao local indicado pelo advogado Carlos, e nos acomodamos na mesa 33, quase em frente ao balcão, que possui, ao fundo, exemplares das melhores bebidas destiladas da cidade.

Com o extenso cardápio em mãos, sr. Carlos pediu três porções de caldo de piranha (de entrada), depois ceviche à moda peruana, e para encerrar, iscas de fígado bovino acebolado. Tudo acompanhado de cerveja Heineken.

A partir de então os diálogos derivaram para questões outras, num clima de otimismo e amizade.

Vieram pela ordem: o caldo de piranha.

 Confesso que não havia tido a experiência – até então -  com algo tão delicado, suave e levemente temperado. A impressão que tive do pescado foi de êxtase. O caldo quente remeteu ao que há de melhor da região próxima do pantanal.

Passada a agradável experiência, veio a segunda opção: Ceviche à moda peruana.

Já havia consumido várias formas de ceviche com peixe de mar, mas, com filezinhos de tilápia (de rio) foi a primeira vez. O preparo seguiu o ritual idêntico aos consumidos no Peru, mas com o toque dos filetes de tilápia. Uma combinação perfeita para aquele momento.

Por fim, após os mais diversos temas dos diálogos, veio a terceira opção: Iscas de fígado bovino acebolado.

Foi a apoteose. Já estávamos extasiados com as opções anteriores e fomos surpreendidos com as iscas de fígado, temperadas, frescas e macias. Uma combinação perfeita para o equilibrado consumo de cerveja Heineken.

O Buteco do Tribuna, conhecido também como o Bar do Kengo se mistura com a história da cidade. É frequentado por advogados, engenheiros, magistrados e suas famílias, agricultores, fazendeiros e trabalhadores de todos os segmentos. Possui uma diversificada seleção de bebidas e várias opções de comidas em seu extenso cardápio.

O Buteco do Tribuna  possui alma, retratado em diversas histórias contadas, e que fazem parte do contexto popular.

Pedimos uma saideira.

Veio.

Perguntei para o advogado Carlos:

- Como está a temperatura desta Heineken:

-Gelada, igual a cú de foca.

 

SERVIÇO

BUTECO DO TRIBUNA

Rua Manoel Ribas, 1290.

Centro, Paranavaí,

Paraná, Brazil

Fone (44) 3422-6000

0 comentários:

Postar um comentário