Blog do Edson

Café com Media Luna

0



Retornei ao Gran Café Tortoni naquela manhã de 6 de outubro para recuperar um pouco mais das histórias antigas de Buenos Aires. Das manifestações culturais, filosóficas e artísticas e até esportivas.

Espaço criado em 1858 por um imigrante francês de sobrenome Touan. 
Passou por  poucas mudanças e continua no mesmo local, na Avenida de Mayo, 825/9.

Impassível.

Adentrei ao salão principal. 

Observei os vitrais, as fotos nas paredes, as colunas imponentes e as mesas em madeira de lei com tampos de mármore,  cadeiras com braços e assentos revestidos em couro. No teto, uma verdadeira obra de arte em vidro colorido e luzes.

Me acomodei na mesa 26, ao lado do balcão de atendimento dos garçons.

Pouco movimento por causa da hora do dia.

Pedi café com media luna, apenas para passar alguns minutos naquele verdadeiro templo onde se encontram pessoas de todas as idades, origens, raças, cor  e credos. Local de peregrinação e encantamento.

Sorvi aquele correto café com nacos de media luna  (com as pontas crocantes). Descobri que as extremidades crocantes se diferenciam dos croissants .

Passada a fase de encantamento, observei as pessoas acomodadas em outras mesas próximas. Muitas pediam para que os garçons fizessem registros fotográficos com suas câmeras e telefones celulares. Gentis, atendiam com toda a atenção e zelo.

Certamente passaria o dia contemplando aquele ambiente sóbrio, requintado e aconchegante.

Mas, como tinha que partir, pedi a conta. Paguei e fui conduzido até à porta por um garçom  que me explicou que no subsolo há um salão com apresentações de musica e dança de Tango, à noite.

- Mas é necessário reservar, concluiu.

Serviço

Café Tortoni

Buenos Aires - Argentina
Fone +54 (11) 4342-4328
tortoni@cafetortoni.com.ar 

0 comentários:

Postar um comentário